1º de ABRIL!!!!!

… dia da mentira!!!

    Por Ana Carolina 9º Ano

O primeiro de abril é mais conhecido como dia da mentira. Possui diversas explicações, dentre todas, a mais certa e mais conhecida até hoje é a de Carlos IX.
    Na França, desde o início do século XVI, o ano novo era comemorado no dia 25 de março(Início da primavera no Hemisfério Norte) e as festas terminavam no dia 1° de abril. No ano de 1564, o calendário gregoriano foi adota pelo rei Carlos IX, como a comunicação da época era muito precária foi demorado espalhar a notícia por toda a França. Com toda essa confusão os franceses resistiram à mudança e deram continuação no calendário antigo. Com isso, as pessoas que concordavam com o novo calendário passaram a ridicularizar quem ainda era adepto ao calendário antigo, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam, com essa confusão começaram a ser criadas brincadeiras envolvendo mentiras, essas brincadeira ficaram conhecidas como “plaisanteries”.
    Existem outras explicações para o dia da mentira, como a de que a natureza “mente” para as pessoas (de maio para abril), pois existem as mudanças bruscas de temperatura nesse período.
    O primeiro “all fool’s day” (Dia de todos os bobos) foi em 1686, o costume ficou popular tão rapidamente a ponto de ser considerado brincadeira universal, revela textos do século XVII. No Brasil, há relatos que o primeiro dia da mentira teria sido no ano de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, que foi desmentida no dia seguinte, desde então o dia primeiro de abril veio crescendo cada vez mais no país e no mundo, tornando-se assim o dia universal da mentira!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: