DIA DA CONSERVAÇÃO DO SOLO,15/04

 Por Ana Carolina (9º Ano)

            Solo é um corpo de material inconsolidado que cobre o planeta Terra, no solo criamos nossos alimentos (frutas, vegetais), a água e todos os recursos naturais “nascem” e dependem do solo, portanto temos de preservá-lo para não termos maiores consequências no futuro, tendo o perigo de extinguir algum recurso.

            Para a conservação do solo, temos algumas medidas para tornar isso possível:

            CONSERVAR A VEGETAÇÃO NATIVA: não praticar desmatamento, queimadas, etc., pois a vegetação nativa possui propriedades que conservam o solo.

            COMBATE A EROSÃO: Feito através do sistema de curvas de nível. Valetas, em sentido circular, são feitas no solo de regiões altas (montanhas, morros, serras). Estas valetas absorvem a água, evitando assim as enxurradas que levam as terras.

            REFLORESTAMENTO: o eucalipto e o pinheiro são as arvores mais usadas nos reflorestamentos, essas arvores diminuem o risco de erosão no solo e o “seguram” no caso de montanhas, morros, serras etc.

            Podemos ajudar o solo começando dentro de casa, não despejando óleo vegetal na pia da cozinha, não trocar o óleo automotivo sozinho, pois esse olho é descartado erradamente e com certeza chegará ao solo, evitar jogar matérias não degradáveis no solo, evitar comprar produtor que a produção esteja ligada a extração não renovada, não contribuir diretamente no desmatamento e se certificar de que o lixo é eliminado da maneira correta. Vamos aproveitar que hoje é dia da preservação do solo e adotar essas pequenas medidas se ainda não contribuímos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: