DIA DO DESARMAMENTO INFANTIL, 15/04

            “Você sabia que no Brasil e em todo o mundo existem crianças que utilizam armas de fogo? Triste, hein? Mas foi criada uma data comemorativa que lembra a importância de lutar pela paz mundial e que reforça o papel da criança na sociedade, que é estudar e brincar bastante. Estamos falando do dia 15 de abril, Dia do Desarmamento Infantil. Nessa data, lembramos que uma criança nunca deve utilizar e nem brincar com armas de fogo (nem com as de brinquedo).” (FONTE: http://www.miniweb.com.br/)

            Depois da tragédia em Realengo, RJ, não podemos nos esquecer de ações como o desarmamento infantil, pois as brincadeiras ajudam a reforçar comportamentos e padrões de sociabilidade. Veja esta matéria da Revista Época sobre a importância da brincadeira e imagine se o objeto da brincadeira for uma arma.

            “Brincar não é perda de tempo. Desde Freud, passando por Jean Piaget e Melanie Klein, psicólogos famosos concordam sobre a importância dos momentos lúdicos para o desenvolvimento psíquico e motor e para a convivência social.

            Entre 1 e 3 anos, as crianças já devem brincar com jogos de encaixe, de empilhar ou construir. São atividades desafiadoras que estimulam a coordenação e a concentração.

            A partir dos 5 anos, quebra-cabeças e jogos de memória são bons passatempos. Eles favorecem o raciocínio lógico. Os maiores já podem participar de jogos em grupo, fundamentais para o estabelecimento de limites e padrões de sociabilidade. Brincadeiras que têm regras desenvolvem o raciocínio estratégico.

            Na TV, os pais devem dar preferência à programas e desenhos não-violentos e que estimulem a criatividade e a fantasia.” (Revista Época – 30/06/2003)

            Não estimule a violência!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: