DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL, 18/04

…SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR QUE EDUCOU OS FILHOS COM SUAS PRÓPRIAS OBRAS LITERÁRIAS.

Por Najla (9º Ano)

   

          O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002,     Para comemorar o nascimento de José Bento Monteiro Lobato (1882/1948), um dos maiores autores de livros infantis que a literatura brasileira já conheceu. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília, marcaram a história da literatura infantil Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade.

            Esta data especial foi instituída pela Lei 10.402/02.

            A pessoa que lê conhece o mundo e conhecendo-o terá condições de atuar sobre ele, modificando-o e tornando-o melhor.

            Quem lê, além de enriquecer seu vocabulário, abre seus horizontes, entra em contato com pensamentos e opiniões diversas, com diferentes pontos de vista.

            Por meio da leitura, o ser humano cresce e conhece o universo, descobre a maneira de aprender a ler a vida, ler no sentido de interpretar, observar, refletir, é lendo que podemos descobrir muito além da nossa imaginação lugares fantásticos, personagens inesquecíveis.

            Através da leitura podemos entrar num mundo imaginário e nos colocarmos no lugar do personagem favorito, viajar pelos mais variados países, até planetas. Podemos criar nosso próprio Universo.

            Para festejar o Dia Nacional do Livro Infantil, cidades de todo o país estão fazendo programações dedicadas à literatura que fascina não somente o público infantil, mas também a pessoas de todas as idades. No Ceará, escolas e bibliotecas municipais estão fazendo atividades especiais para estimular a leitura em crianças e adolescentes. 

            O que é um livro infantil? 

            Os livros infantis são aqueles escritos especialmente para crianças, embora muitas vezes os adultos também os leiam. Afinal, todo adulto tem uma criança guardada dentro dele.

            Alguns livros infantis quase não têm texto, só muitos desenhos. Outros têm histórias de vaqueiros, animais, cavalheiros, fadas, aventuras e muita magia – tudo isso para você ler e entrar num outro mundo que só quem experimenta é que conhece.
            A professora disse que as histórias infantis começaram a existir antes de aparecer o livro, quando eram os pais que as contavam para os filhos: eram as lendas, as fábulas, as cantigas, etc. O importante é que hoje existe uma porção de livros e histórias que fazem a gente querer ler sempre mais e mais…

         

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: