DIA DO METALÚRGICO, 21/04

 Por Ana Carolina(9ºAno)

No dia 21/04 é comemorado o dia do metalúrgico. Um metalúrgico pode ser considerado um especialista. Existem diversos ramos na indústria metalúrgica. Um metalúrgico com formação técnica e especializada trabalha em um ramo mais fácil no qual tem de fazer acabamentos e dando forma a todos os tipos de matérias feitos a partir do metal. O metalúrgico com formação superior e científica atua na extração de extração de minérios da sua transformação em metais, ligas metálicas e da sua utilização na produção de máquinas, estruturas metálicas ou peças. Ele pratica a tarefa de ajustar os materiais metálicos nas funções na qual serão submetidos. Esse trabalho requer um profundo conhecimento da composição e das características dos metais.

Lula: lider do Sindicato dos Metalúrgicos

Para quem não sabe os metalúrgicos constituem a maior parte de trabalhadores de classes diferentes para lutar pelos direitos da profissão.  Um exemplo desses trabalhadores é o ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, eleito para os mandatos de 2003 e 2007. Foi aposentado como torneiro-mecânico e foi fundador e primeiro Presidente do partido dos Trabalhadores (PT)

Pelo dicionário a metalurgia é o “ramo da engenharia que se ocupa da produção de metais e de suas ligas, bem como de sua adequação ao uso”, como também é o “estudo das reações químicas que intervêm nos processos de fabricação dos metais e das propriedades físicas, químicas e mecânicas dos materiais metálicos”.A Revolução Industrial, que ocorreu por volta do século XVIII,ajudou no processo da metalurgia ao substituir a mão-de-obra pelas máquinas. O metal começou a ser utilizado em grande quantidade na fabricação de equipamentos, dando origem à chamada “indústria de base”, especializada na transformação dos metais para aplicação em outras indústrias.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: