HOJE É DIA DA MATEMÁTICA (06/05)

POR MARIA LUISA E NAJLA (9º ANO)

      Você sabia que dia 06 de maio é Dia Nacional da Matemática? Mas, e Matemática tem Dia? Tem! 

 

No dia 06 de maio de 1895 nasceu Júlio César de Melo e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. Escritor e professor de Matemática, ele é autor de inúmeras obras literárias, dentre elas O Homem que Calculava, que relata as enigmáticas histórias de um calculista repleto de estratégias matemáticas na resolução de problemas cotidianos. 

Em referência a Júlio Cesar de Melo e Souza, o Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio, de acordo com uma lei aprovada pelo Congresso Nacional no ano de 2004, no intuito de divulgar a ciência como uma importante ferramenta de trabalho humano.

 O objetivo dessa comemoração é divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história e suas aplicações no mundo, bem como sua ligação com outras áreas de conhecimento, buscando 

A SBEM criou essa data com o intuito de promover em todo o Brasil a realização de eventos comemorativos, suas possíveis relações com outras ciências e fazer as crianças discutirem a sua importância. O objetivo da data é difundir a ciência que para muitos é difícil, mas tão necessária em nosso dia-a-dia, afinal a matemática está em tudo, até naquela receita de bolo gostosa que a vovó faz. A comemoração só mostra que essa ciência não é nada chata e seu aprendizado pode ser divertido. E tentando derrubar aquele velho mito de que aprender Matemática é difícil e apenas privilégio de poucos. 

Nome:
Júlio César de Mello e Souza (pseudônimo: Malba Tahan)

Vida:
viveu 79 anos (1895 – 1974), a maior parte no Rio de Janeiro

Formação:
Colégio D. Pedro II

Escola Normal do RJ

Escola Politécnica do RJ (eng. Civil) 

Para quem não conhece, Malba Tahan foi escritor muito criativo que adorava elaborar enigmas em sala de aula para iniciar suas explicações. Suas histórias eram recheadas de aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões. Uma de suas obras mais conhecidas é O Homem que Calculava, que conta as aventuras de Beremis, um árabe que gostava de resolver os problemas da vida com soluções matemáticas. Os números e as propriedades numéricas eram, para ele, como seres vivos. Ele dizia que existem números alegres e bem-humorados, frações tristes, multiplicações carrancudas e tabuadas sonolentas. 

O personagem Malba Tahan

No início do século, era bastante difícil de os autores nacionais conseguirem publicar qualquer coisa: os livreiros e os donos de jornais tinham medo de ficar no prejuízo. Assim, procurando-se lançar-se como escritor, Mello e Souza resolveu criar uma figura exótica e estrangeira, o Malba Tahan , e passar como tradutor dos contos e livros desse.
Ao ler os Contos das Mil e Uma Noites, ainda menino, havia se apaixonado pela cultura árabe. Partindo desse conhecimento, e melhorando-o com outras leituras e inclusive curso de árabe, construiu seu personagem. Sua criação era uma rara figura: nascido em 1885, na Arábia Saudita, já muito moço fora nomeado prefeito de El Medina pelo emir; depois, foi estudar em Istanbul e Cairo; aos 27 anos, tendo recebido grande herança do pai, saiu em viagem de aventuras pelo mundo afora: Rússia, Índia e Japão. Em cada aventura, Malba Tahan sempre acabava envolvendo-se com algum engenhoso problema matemático, que resolvia magistralmente. 

O sucesso dessa idéia de Mello e Souza foi imediato e ele acabou escrevendo dezenas de livros para seu Malba Tahan:  A Sombra do Arco-Íris (seu livro predileto), Lendas do Deserto, Céu de Allah, etc. e o muito famoso O Homem que Calculava (que além de ter sido traduzido para várias línguas, vendeu mais de 2 milhões de exemplares só no Brasil e está na 42a edição).

Hoje, o valor pedagógico dessa obra é reconhecido até internacionalmente. Não menos meritória de aplausos é a criatividade entretenedora dos livros de Mello e Souza; o grande escritor Jorge Luiz Borges colocava-os entre os mais notáveis livros da Humanidade. 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: