DIA DA LITERATURA BRASILEIRA, 01/05

…………………………………………………………………..VOLTAR

A aluna Gabriela do 9º Ano entrevistou o Professor Marco Vinícius de Língua Portuguesa (7º e 9º Anos) do Colégio Alfa Beta, sobre o Dia da Literatura Brasileira, comemorada no dia 01/05, confira essa entrevista:

Prof. "Marquinho" - Lingua Portuguesa

ALFA BETA NEWS: O que significa essa data para você?

Prof. Marco Vinícius: Essa data, para mim, é um marco na literatura brasileira. Ela é o ponto de partida das publicações de obras genuinamente brasileiras: tanto em suas autorias, como em suas temáticas.

ALFA BETA NEWS: Qual a importância que esse dia tem?

Prof. Marco Vinícius: Essa data não foi escolhida sem propósito. Talvez, poucos saibam que nessa data, 01/05, comemore-se o aniversário de nascimento de um dos grandes escritores brasileiros: José de Alencar, cearense, formado em direito no Rio de janeiro e jornalista. E por que comemoramos essa data no aniversário de José de Alencar e não de outro grande escritor brasileiro? O Brasil, de 1500 até 1800, não possuía uma literatura de características e temáticas legitimamente brasileiras. Então, foi com José de Alencar que surge “O Guarani”: romance onde os protagonistas eram índios de nossa terra e, também, todo o contexto da obra. Com isso o Brasil deixa de lado os formatos europeus, para apreciar algo genuinamente brasileiro.

ALFA BETA NEWS: O que você acha das pessoas que escreve livros?

Prof. Marco Vinícius: Verdadeiros herois! Não pelo fato do brasileiro ler pouco e com isso ignorar o árduo trabalho de promover suas obras, mas pelo fato dos escritores serem capazes de transcenderem o mundo, o tempo, as ideologias que nos influenciam e, ainda sim, mudarem nossa ótica e concequentemente nos motivarem às mudanças de vida com seus sonhos implícitos por traz das letras. Coisa de super-heroi! 

ALFA BETA NEWS: O que você acha das pessoas que leem os livros? E as que não lêem?

Prof. Marco Vinícius: Bom… Quem lê adquire um “bem”, como a pessoa que faz uma dieta balanceada. Aquela que faz uma dieta saudável esta sempre forte, revigorada, cheia de energia etc. Pois bem, quem lê adquire um bom vocabulário, reproduz na oratória e na escrita uma boa sintaxe (organização das palavras, com o objetivo de deixar o discurso compreensível ao interlocutor), é abastecido de experiências da qual não teve a oportunidade de vivenciar, sonhos, perspectiva de dias melhores e tantas outras coisas, que eu ficaria aqui horas falando! Já aquele que não lê, “adoece” a alma, pois fica excluído do direito de receber todos esses “bens” que acabei de enumerar.

 

VOLTAR

 

 

Uma resposta para DIA DA LITERATURA BRASILEIRA, 01/05

  1. Natassia disse:

    Legal esta entrevista, heim?
    Vai para o(s) meu(s) blog(s) ehehehe

    saudades de vocês

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: